Cuidados com o pés/ Dicas da Vivian

Pés bonitos, com unhas bem feitas e pele fina é muito bom de ter e de ver, não?
Nem sempre as unhas precisam estar pintadas (eu, por ex., não pinto as minhas há anos), mas bem cortadas e limpas é fundamental que estejam.
O post da Luciana, lá nas terras frias da Noruega, me inspirou a falar dos pés, às vezes relegados a 2º plano, por ficarem escondidinhos em calçados, como acontece por lá. Mas aqui no Brasil, com calor praticamente o ano todo, os pés ficam muito em evidência.
As calosidades surgem nos pés devido à pressão do corpo sobre eles. A pele engrossa numa reação natural, se defendendo para suportar a pressão. Por isso também é importante um calçado confortável, que pelo menos ajude o corpo a distribuir bem o peso e sacrificar menos os pés.
O ideal é usar um calçado hoje e amanhã usar outro. Isso porque ele também vai "descansar" dos pés, perder a umidade que o suor pode causar e "respirar". Um calçado inadequado vai formar bolhas nos pés, por causa do atrito e esta bolha, ao estourar, deixará o lugar mais espesso, formando o indesejado calo.
Nenhum pé de adulto parecerá pé de bebê se não tiver cuidados diários.
A pele dos pés é naturalmente mais grossa, o que acontece também com a pele dos cotovelos, dos joelhos, das palmas das mãos. Então, precisam de cuidados para que não engrossem e fiquem difíceis de tratar depois.
Depois do banho é preciso ter tempo e disposição para tratar os pés. Com a umidade da pele é mais fácil a penetração dos cremes.
Não faço uso, mas sei de muitas pessoas que não abrem mão de usar o creme para os pés da Avon. (do Avon? falo DA, A empresa Avon, mas ouço muita gente falar DO Avon).
 Uso um creme hidratante da Natura, Castanha, que é muito bom, me satisfaz plenamente, além do cheiro ser delicioso.
E tem a fórmula clássica, nunca usei, mas já fiz para minha irmã, que estava com os pés ressecados e muito rachados, agravados pelo fato dela cuidar pouco e ser diabética, o que já facilita as rachaduras.
Misturar bem, em uma vasilha de vidro, ou louça (uma saladeira, um pirex), uma embalagem de 100 ml de glicerina líquida (qquer farmácia vende), uma embalagem de 100 ml de água oxigenada 10 volumes e 10 comprimidos de AAS, ou Melhoral, ou qualquer comprimido de  ácido acetilsalicílico.
Não sei informar o poder do AAS, mas a glicerina é emoliente (amacia) e a água oxigenada, como é bactericida, deve agir limpando as possíveis feridas das rachaduras, que muitas vezes se abrem e até sangram.

Depois de bem misturados os ingredientes (bom amassar os comprimidos primeiro), recolocar o líquido nas próprias embalagens da glicerina e da água oxigenada. Ao usar, molhar o algodão e passar nos pés, ou jogar uma pequena quantidade na mão e espalhar nos pés. Calçar meias e ficar algumas horas com elas, por isso é ideal fazê-lo antes de se deitar.  Não fica "grudento" nem escorregadio e em poucos dias se vê o resultado.
Não podia deixar de mostrar meu pé, né? (só mostrei o esquerdo, o direito está com a unha do dedão em crescimento, perdi-a depois de um pequeno acidente em setembro do ano passado. Já está quase no tamanho certo, mas como é feio o dedão descoberto!)

(essa gordurinha no tornozelo é mal de família, ou tem a ver com a idade, ou o peso, sei lá!)  


P.S.: Aproveitem as informações e a fórmula apresentada pela Vivian, que é farmacêutica.


VIVIAN!!!!!! disse...
Olá Lúcia. A ação do ácido acetilsalícilico é queratolítica,(na verdade na química chamamos de ácido salícílico na forma pura, depois transformado vira o AAS ou a aspirina e assim vai, né?) ou seja ,pra uma dosagem acima de 2.000 mg ele tem essa função,(por isso colocamos uma cartela de AAS) dissolve as formações queratínicas, e por isso é bom para as rachaduras e as calosidades, deixando a pele renovada naquele local.Eu faço  uso de um creme que mando manipular, à base de ureia 10% e o ácido salicílico a 2%; a ureia se torna hidratante nesta porcentagem!!!!É muito bom, hidrata mesmo. A fórmula é assim: Ureia 10% Ácido salicílico 2% Creme hidratante 50 gr Usar à noite e colocar uma meia pra hidratar bem a pele ressecada dos pés. Seu pé tá uma belezinha, uai!!! bjs boa semana!!!
VIVIAN!!!!!! disse...
Mandar fazer em creme hidratante pois ele é a base de glicerina!!! A água oxigenada na verdade só é um antisséptico para as rachaduras q às vezes chega a sangrar... E como não tem conservantes ela oxida e o creme vai perdendo o teor...esse feito em casa...o manipulado tem prazo de validade, pois tem conservantes. Ah, e não é caro!!!!rsrsrsrsr bjs

24 comentários:

Luciana disse...

Lúcia, seus pés são um luxo só, menina, quem me dera os meus assim novamente (um dia já foram). Vou te confessar que estão piores do que os da moca do vídeo, kkkk).
Essa receitinha que você passa é ótima mesmo, nunca tentei, mas pelos ingredientes já percebo. Aqui não sei se consigo comprar glicerina e ASS, mas vou tentar, tudo por pés macios e bonitos.
Já Avon e Natura são vendidos por algumas brasileiras aqui, mas o meu problema não foi falta de creme bom e apropriado, mas preguica e descuido mesmo, compro e não uso e como você disse, precisamos ter cuidados diários, nada de relaxar. Vou ser mais cuidadosa a partir de agora, como eu era antes, mas por um tempo algumas vaidades e cuidados me escaparam, hora de recuperar.

Amei seu post. Vou já 'linkar' no que eu acabei de publicar.

Ah, também digo A Avon e não O Avon.

Beijo

Bombom disse...

Que boa ideia esta tua prosa! Eu sempre tive bastantes cuidados com o rosto e o pescoço (é onde se vê a idade de uma mulher, he,he), mas aos pés nunca liguei muito. E realmente eles são bem importantes, pois carregam-nos todos os dias de manhã à noite! No Inverno não tenho problemas com eles porque não transpiro, mas no Verão já tenho de ter cuidados redobrados e usar um bom creme amaciador e perfumado. Quem sofre de diabetes tem de ter muitos cuidados com os pés para activar a circulação sanguínea e mantê-los bem hidratados, além de usar calçado macio que não faça feridas. Se sabemos cuidar tão bem dos outros, não devemos esquecer-nos de cuidar muito bem de nós! Eu sempre gostei de ver os pés bem arranjados e as unhas pintadas no Verão, mas de há uns anos para cá o marido resolveu embirrar e eu deixei de pintar. Bjs. Bombom

Brechique da Dodoca disse...

De fato, as unhas nem precisam estar pintadas. Gosto, inclusive, ao natural, como vc, mas pé hidratado e macio, hummmmmmmm é uma delícia!
O seu está parecendo de adolescente, uma gracinha!
Bjsssssssssss, quérida!

Luma Rosa disse...

Lúcia, eu acho que os cuidados com os pés começam no banho e justo por estarem na parte mais distante do corpo, nessa hora ele é um pouco negligenciado.
Vou te confessar: minha dermatologista proibiu as "lixas" usadas pelas manicures, pois aumentam a produção de pele pelo ato de "lixar". A melhor alterativa é manter dentro do box do banheiro, pedra pomes ou as buchas vegetais. Adoro as buchas vegetais e mantenho uma somente para os pés. Elas removem a pele morta, amaciam nivelando a pele no caso de rachadura e deixando a pele respirar, combatem o ressecamento. Comece a testar e verá como não precisará das famigeradas lixas! Após o banho, o hidratante. Já ouvi dizer que esse da Avon é excelente e da avon, uso como creme para os pés, o "famoso" removedor de cutículas. Isso porque por tendência familiar e por andar muito na água, o meu pé tende a produzir mais pele. Outra coisa, nunca use óleos nos pés! Pode ser qualquer um: amendôa ou Johnson. Também não passe creme nos vãos dos dedos! Passe em todo o pé, menos nos vãos, pois se não secarem direito, terá uma bela micose! E querems pés saudáveis, não é?
Beijus,

Unknown disse...

KKKK!!!! Creminho pro pé é comigo mesmo, tenho mania, tenho esse da Avon, mas o de castanha da Natura é imbatível! Olha a gente fazendo propaganda...rsss

E a receita que você deu quero testar, pra ficar com um pezinho assim tão lisinho? uai, claro!

Bjo,
Bom domingo!

pensandoemfamilia disse...

Adorei suas dica, ando às voltas com os pés. Acostumei com os sapatos rasteiros e estou sofrendo as consequências disto.
Vou anotar.
Vc passou pelo blog e acho que não viu meu convite, passe para ver. Sua participação seria muito bem-vinda.
bjs

ML disse...

Uma manicure já tinha me falado dessa receita (de glicerina, AAS e água oxigenada), e eu não acreditei muito não. Meu calcanhar ficou péssimo quando deixei lixar (era ótimo), agora não deixo mais não. O que tb ajuda muito é caminhar descalça na areia (não faço há tempo, muito quente demais), quem sabe no inverno ; > )

bjnhs

Cissa Branco disse...

Lúcia,

Que pés bem tratados. Uso o creme de cacau da Natura, a pomada bepantol e mesmo assim não tem jeito. Descobri o ano passado que tenho problema nos dois pés, me trato desde os 15 anos da coluna, e só no ano passado quando mostrei para o ortopedista meus calos ele pediu raio x dos pés e descobriu que o problema é insuficiência em alguns ossos do pé e não na coluna, Os calos são enormes e me incomodam muito, toda vez que viajo vou ao podólogo, não faço os pés nos salões por morrer de medo e como sou diabética, todo o cuidado é pouco. vou tentar essa solução que vc ensinou para ver se diminuo as rachaduras. Adorei as dicas.
Beijos e ótima semana!

VIVIAN!!! disse...

Olá Lúcia, a ação do àcido acetilsalícilo é queratolítica,(na verdade na química chamamos de ácido salícílico na forma pura, depois transformado vira o AAS ou a aspirina e assim vai né) ou seja pra uma dosagem acima de 2.000 mg ele tem essa função,(por isso colocamos uma cartela de AAS) dissolve as formações queratínicas, e por isso é bom para as rachaduras e as calosidades, deixando a pele renovada daquele local.Eu faço o uso de um creme que mando manipular, a base de uréia 10% e o acido salicilico a 2%, a uréia se torna hidratante nesta porcentagem!!!!è muito bom, hidrata mesmo.
A formula e assim:
Ureia 10%
Acido salicilico 2%
Creme hidratante 50 gr
Usar a noite e colocar uma meia pra hidratar bem a pele ressecada dos pés.
Seu pé ta uma belezinha uai!!!
bjs boa semana!!!

VIVIAN!!! disse...

Mandar fazer em crme hidratante pois ele é a base de glicerina!!! a agua oxigenada na verdade só é um antisseptico para as rachaduras q as vezes chega a sangrar...
E como não tem conservantes ela oxida e o crme vai perdendo o teor...esse feito em casa...o manipulado tem prazo de validade, pois tem conservantes.Há e não é caro!!!!rsrsrsrsr bjs

VIVIAN!!! disse...

Ai que vergonha rsrsrsr!!!

VIVIAN!!! disse...

Obrigada querida!!!pelo carinho

chica disse...

Boas dicas essas e temos que cuidar bem do nosso alicerce...beijos,chica

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Lúcia,
Cuidados com os pés são obrigatórios.
E, entre eles, o uso de sapatos apropriados, pois na velhice isso fará diferença.
Beijo.

Eli Pechim disse...

Que pés limpinhos! Eu também gealmente não pinto as unhas dos pés. Uma moda que eu acho muito doida (e feia) é a tal de pintar a unha dos pés de uma cor diferente das mãos. Também tenho "nervoso" de unhas dos pés compridas. Eu sou dessas que usa creme nos pés diariamente. Aqui é muito frio e seco, se não passar creme resseca tanto que até sai sangue. Nem as meias grossas dão conta dos calos se não cuidar. Beijo

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Vamos trocar de pés? rs.

Confesso que nao cuido bem assim dos pés. Embora saiba que ele carraga todo o corpo durante o dia nos transporta. Nossa, esse teu post me deu um click agora de como deixo essa parte do meu corpo em péssimo estado, só lavando mesmo e retirando as unhas encravadas...

Valeu!

Te desejo uma semana abencoada

Bjao

Lu Souza Brito disse...

Lucia, seu pé é uma gracinha.
Ai que inveja, você tem o tornozelo recheado...o meu é de galinha (sequinho, coitado).

Vou copiar esta receita para a sogra. Ela sofre com as calosidades, chega a rachar e sangrar.

Aprendi a cuidar dos pés depois que deixei o hábito de estar sempre descalça. Agora a pele é fina e macia. Não lixo, porque engrossa. Tenho creminho da avon com aqueles granulos que ajuda bastante. Meus cuidados começam no banho também, sempre massageio com a bucha vegetal, é relaxante. E depois, creme neles (da natura também). Atalmente uso o de carambola ou aquele de inverso. Não o específico para pés.

Adorei o post.
Bjos

Lu Souza Brito disse...

Vixe, atropelei as letrinhas.

Atalmente = atualmente
inverso = inverno

E adorooooo unhas dos pés pintadas. Nem que seja só com um renda. Mas pintada.
Bjos

Kálita disse...

Oi Lúcia...Quero ,agradecer seu carinho de sempre no meu blog, por mim e meus acontecimentos.Você sempre tem uma palavra amiga.
Mudando de assunto: Lucia que pé bonito hein? eu nao teria coragem de postar uma foto do meu , porque é um pezao...kkkk...a famosa prancha, lajota....herança do meu pai.Eu e minhas irmãs somos pezudas...rs..sorte que somos altas, ai disfarça mais...

um suuuuuper beijo! Vou ler seus posts antigos

Kálita

http://www.umbebeemnossavida2.blogspot.com/?zx=9212100eb6ac650e

Aleska Lemos disse...

minha mãe usa o da avon desde que me entendo por gente. eu não uso nenhum, porque prefiro usar tenis, o que deixar o pé menos cascudo rss.

Anônimo disse...

Lúcia querida, seus pés são super delicados!
Aqui na minha terrinha cearense, temos praticamente sol o ano inteiro, por conta disso, nossos pés têm a tendência a se rachar, ficar com a pele mais grossa com rapidez.
Sempre aos banhos, massageio meus pés, passo uma bucha delicadamente e sempre um hidratante, uso da AVON! Recomendo...
Confesso que não gosto de esmalte nas unhas do pé, o máximo é uma base... gosto delas mais naturais.
Lindos dias!
Beijinhos carregado de afeto.
Lorena Viana
pequena-prendiz.blogspot.com

ML disse...

Querida: passei pra desejar um ótimo final de semana aí.

bjnhs

PS: tirei as letrinhas e já apareceram 2 "cartas" absurdas nos comments. Se isso continuar, vou ser obrigada a voltar com as letrinhas chatinhas ; > )

Celia disse...

Vc está certa Lucia. Muitas vezes deixamos os "coitados" dos nossos pes em segundo plano. As vezes atés esqueco deles. Olha que passamos grande parte do ano com eles escondidos em sapatos fechados, devido ao clima frio muito longo. Adorei as dicas. Vou pensar mais neles agora. Bom domingo. Bj

Evanir disse...

Estamos distantes e ao mesmo tempo tão perto..
A amizade que nos une pode vencer todas as distâncias.
Ela sim é mais forte que o tempo. Ela sim poderia atravessar
a imensidão do espaço e transcender os limites da vida.
Sim... Como ela é forte, pois essa amizade nada nem ninguém
destruirá. Que perdure enquanto nossas almas existirem...
Que nem a distância, nem o tempo e nem mesmo
os nossos erros, terminem a nossa amizade.
Nada é mais valioso do que ela.
Um feliz final de Domingo .
Uma semana abençoada.
Beijos no coração.
Evanir....
Amei seu blog amiga saudades de ti!!