Coisas que me irritam/ Parte 1


Como aceitar comparações entre as duas mulheres?
Rolou há tempos em e-mails e agora aparecem no Facebook as fotos das duas mulheres.
Uma, Nigella Lawson, cozinheira inglesa, 53 anos, famosa por sua comida calórica, gordurosa, cheia de cremes, manteiga, doces, etc. Seus programas mostram não só as receitas, mas seus hábitos de vida, onde não economiza nos atos de comer e tomar seus drinks, "assaltando" a geladeira à noite, mesmo depois de chegar de uma festa onde comeu e bebeu. Claro que ela se cuida, está em forma, mais arredondadinha, que é mesmo o mais bonito para a idade dela. Nada de perseguir uma forma de beleza.
Ela é bonita por natureza e a foto foi produzida, posada, impossível estar feia.
A comparação feita com a nutricionista escocesa, também de 53 anos, Gillian McKeith e foi uma brincadeira de mau gosto. Primeiro porque ela não é uma mulher bonita, mesmo bem produzida, e ainda arrumaram uma foto péssima, instantânea. Mesmo que a comparação fosse entre as duas fotos, ainda assim Nigella "levaria vantagem".
A nutricionista tem um programa de reeducação alimentar, (passava no canal GNT, não sei se ainda passa)  onde ela trata pessoas obesas, com péssimos hábitos de vida, levando-as a uma modificação drástica e novos hábitos, claro que saudáveis, com resultados duradouros, desde que seguidos para sempre.
Para uma vida saudável ela recomenda uma dieta com muitos frutos do mar,frutas,grãos,nozes,queijos magros, tipo tofu e, claro, atividades físicas. Uma dieta radical, mas saudável, própria para quem está muito acima do peso, com pressão alta, colesterol e glicose idem, enfim, com o organismo totalmente comprometido pelos excessos.
O texto apresentado abaixo das fotos termina com a pérola, mais ou menos assim: "para ser gostosa, tem que comer coisas gostosas."
Claro que o intuito foi uma brincadeira, mas quanta gente pode achar a comparação justa?
E quanta gente vai compactuar com o fato de que o que vale na vida é ser bela, o resto é resto?
Tem coisas que me irritam profundamente.

19 comentários:

Pandora disse...

Estou com você Lucia!!! Sou do tipo irritável com essas comparações sem fundamento!!! Acho que ambas são profissionais que procuram passar para os outro o melhor de suas vidas, aquilo que acreditam que faz bem e possuem suas belezas... Assim como todo mundo.

Eu particularmente gosto da mensagem das duas em relação a alimentação, as pessoas querem dizer que são antagônicas, mas não são... São mensagens complementares e comendo bem coisas que gostamos e coisas que precisamos podemos construir uma vida saudável.

Para exaltar uma mulher e seu estilo de vida não há necessidade de ridicularizar a outra e seu estilo.

Lia Gloria disse...

Há muitos egos por aí, tentando que se comprazem com este tipo de coisa, eu abomino. Há uma legião de fãs, tentando imitar o estilo de vida da Nigella.
É bonita e jovem. Não o será para sempre.
A outra, dá dicas de saúde para se alcançar o bem estar e longevidade. É atacada pelos egos ignorantes, que se escravizam ante a ditadura da beleza exterior, esta, tão frágil e perecível...
A própria Nigella, reprovaria tal comparação. Triste.

Excelente postagem.Pena que muita gente tem preguiça de ler postagens longas, preferem ver muitas figuras rsrs

bjs

sheyla xavier disse...

Lúcia,

Acho que tem alguns que são abordados, muito inadequados e acho que as duas têm abordagens de vida diferentes, mas que cada qual escolheu seguir caminhos diferentes e mostrar seus estilos de viver. Há pessoas que se identificam com uma ou outra. Parabéns pelo post.

Mil bjokas e uma boa semana.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Lúcia,
Essas comparações são absolutamente irritantes.
Assim como essa propaganda constante e absurda do corpo perfeito e da beleza sem erros.
Beijo.

Day disse...

Lúcia, acho esse tipo de comparação horrível, principalmente porque coloca uma das partes como inferior.
Lembro-me que uma vez fui comparar, sem intenção e sem pensar nas consequencias, duas pessoas: uma de mais de oitenta anos, super pra cima, ativa e outra - bem mais jovem, pra baixo, pouco ativa... Levei um fora muito bem dado. Ouvi da pessoa que era muito feio comparar pessoas, que eu não conhecia a história de vida delas, o que passaram, o que sofreram, como viveram e tal... Fiquei tão envergonhada!! Até hoje quando penso sinto vergonha.
Você tem toda razão, irrita muito mesmo.
Abraço

Maria Luiza disse...

Realmente, Lúcia foi lastimável fazerem isso e ainda sinto como uma agressão, discriminação essa história de que todas tem de ser magras, esbeltas e boazudas!.Ainda bem que estou vendo aqui! Boa observação! Grande abraço e grande setembro! Beijos!

Tina disse...

Oi Lucia!

Realmente de mal gosto a comparação dessas 2 fotos. A Net infelizmente permite essas coisas e não tem photoshop que alivie. Irrita mesmo.

beijo e boa semana!

Beth/Lilás disse...

Querida Lúcia,
É muita besteira na rede mesmo, pior é que isso pode fazer com que alguns acreditem.
Como bem diz meu marido, "mulher bonita é a que sorri" e eu concordo com ele.
beijão carioca


Luma Rosa disse...

Oi, Lucia!
Não me irrito com esse tipo de postagem, feita somente para gerar polêmica. Passo batido!
Essa foto da Gillian McKeith foi tirada quando ela participava do programa "I’m A Celebrity?" que concorre a um prêmio final, no estilo BBB só que passado na selva. Acho que passou um programa desse tipo na Globo em que as pessoas passavam por testes de resistência e comiam coisas horrorosas.
http://www.mirror.co.uk/tv/tv-news/gillian-mckeiths-daughter-reveals-im-264014
As pessoas na Inglaterra não gostam de Gillian. Dizem que ao contrário da Nigella, ela é arrogante e grossa.
Não acho que as críticas sejam remetidas à aparência. Aqui o Brasil que as pessoas olham somente a carcaça.
Beijus,

Blog da Pandinha disse...

Lúcia, a comparação foi tosca demais. É a coisificação do ser humano, figura de linguagem que será cada vez mais presente neste mundo ue vivemos onde o ter vence em detrimento do ser. Uma pena.....beijo grande

Roberta Salvanhini disse...

Lúcia querida.... sabe que isso também me irrita! Como existem pessoas maldosas nesse mundo! E no Face então, gente que tem tempo de sobra! Ao invés de usar a inteligencia com algo que valha a pena, pra ganhar dinheiro honestamente, não! Vivem de fazer esse tipo de coisa sem graça!!!!
Chato pra caraba né...

Um super beijo e ótima semana pra você!

Lia e Vi disse...

Oi Lucia, é a Vi, entendi sua colocação, e realmente é absurdo insinuarem que uma alimentação saudável faz a pessoa aparentar ser mais velha.
Também é duro viver na mídia e da mídia, porque essa só tolera magros, jovens e belos, então assistimos absurdos de pessoas se transformando em esqueletos siliconados de tão magras, com a cara toda dura e esticada, muitas até ficam irreconhecíveis..
Mas acho chato quando alguém mente na idade, melhor não falar, como a Gloria Maria faz, ou brincar dizendo que tem 15 anos..porque negar o evidente é ofender os outros, é chamar de burro..e são certas mentiras que muitas vezes geram certas polemicas, porque ninguém se conforma, eu conheço varias pessoas do meu meio com 55 anos que não estão com essa cara,e estou falando da foto dela ajeitada, maquiada, não daquela que parece que ela estava gripada.. ela aparenta bem mais de 60 anos, é que nem a Brunete Fraccaroli quando disseram que ela tinha 45 anos, todo mundo ficou fazendo piadinhas..
Boa semana,beijos,Vi

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Lúcia
Infelizmente "a beleza põe mesa" nos dias atuais... que lástima!!!
Bjm de paz e bem

Palavras Vagabundas disse...

Também me irritam, mas detestava a postura da Gillian (a nutricionista), achava ela grossa e com algumas propostas completamente sem noção, deixei de assistir, enfim...
bjs
Jussara

ML disse...

A escocesa faz um trabalho de utilidade pública. A Nigela é "celebridade" na mídia (se comesse tudo o que ela "recomeinda" teria 160 kg???). "Culpa" da "maledeta" mídia, Lucinha! Eu já vi o programa da Nigella - alguns a chamam de Nojentella... Concordo ; > )))

bjnhsssssssss

Marly disse...

Oi, Lúcia,

Também acho as comparações irritantes. Elas revelam pessoas grosseiras e sem respeito pelas outras. Mas vou confessar, não gosto da nutricionista, assisti a alguns dos programas dela e eles me deixaram muito irritada. Cheguei a comentar com o meu marido que o programa aterrorizava e ridicularizava as pessoas com problemas de peso, uma lástima.

Um beijo e bom dia!

Clara Lúcia disse...

Oi, Lúcia....

Já assisti o programa de Gillian e odiei ela! Simples assim! Assisti só um pedaço do programa e mudei de canal. Da Nigella aconteceu o mesmo. Assisti um pedaço e mudei de canal.
Vc se lembra que já postei essa foto, não lembra?
Mas sabe que nem me toquei em comparação? Depois que algumas, inclusive vc comentou é que fui me tocar da comparação.
Não me ligo nessas coisas, não sigo nem uma nem outra. Apenas achei interessante e pensei além do que as pessoas viam.
Acho um saco e fico irritada profundamente qdo algumas, não importa quem, tentam nos enfiar guela abaixo algo que é bom pra elas.
Acho que foi isso que eu enxerguei. Uma passa mais disposição, é alegre, uma boa aparência, sociável, simpática e a outra completamente arrogante e dona da verdade. Foi isso que eu enxerguei. Não me liguei à aparência em si pois não costumo rotular pessoas lindas ou não pelo físico.
Tudo que é imposto me causa irritação profunda. Tipo pessoas vegetarianas que ficam empurrando em tudo qto é lugar o crime de matar um animal pra comer. Se é bom pra ela, ótimo, mas isso é chantagem, entende?
Cada um vive como quer e come o que quer.
Sim, às vezes sou chata... e assumo.
Beijos!

Lu Souza Brito disse...

É uma comparação de mau gosto mesmo. E como você mesma disse, ainda bem produzida, a Nigella ganharia.

As perolas são como as que dizem que a baleia só bebe agua e come peixe e ainda assim é gorda.
Coisa de gente que tem preguiça de tudo, até de pensar. E justifica suas atitudes baseado em bobagens como estas.
eu me preocupo com aparência, obvio, porque quero me sentir bem, quero poder fazer uma trilha e nadar por mais de 100 metros sem me sentir ofegante. Ou vestir uma blusa e não ficar parecendo que vesti um numero menor, mas isso é comigo, isso é preocupação de saúde principalmente. Essa loucura de estética que pregam e fazem as pessoas escravas é desgastante. Assim como a idéia de só é feliz quem come frituras, carne e toma coca cola.
Um beijo

Unknown disse...

Ah, eu falei a mesma coisa numa postagem de um amigo meu. Comparação injustíssima! A Nigella é bonita, a Gillian, feia. A foto da Nigella é de estúdio, maquiada, escovada e photoshopada. A da Gillian parece que foi pega numa ida enfadonha ao supermercado ou farmácia. Enfim. Não dá pra comparar. E, além do mais, nem uma das duas dietas é a ideal. O que vale é sempre o EQUILÍBRIO! :)