Uma grande amiga

 (Imagem daqui). 
Há uma variedade de informações sobre como surgiu a máquina de lavar roupas. Portanto, poupo vocês de tanta história, nem é tão importante saber como nem quem inventou-a. Seria bem interessante que tivesse sido uma mulher, mas foi um homem. 

Talvez por uma mulher lhe ter dado a ideia. Ou por ver como as mulheres tinham trabalho com a lavação de roupas, ainda mais se a família fosse grande. Ou porque a mulher dele falava tanto em sua cabeça que ele resolveu inventar uma. O fato é que há muito se tentava criar um tipo de lavadora que não fosse manual, como as primeiras.
 Só com a revolução industrial é que se chegou ao motor para movê-la, já no século XX.
 
Segundo a Wikipédia, desde 1691 havia alguém tentando criar um modelo, primeiramente eram todos da Inglaterra, mas foi um americano que finalmente colocou-a no mercado, já em 1906, e mesmo se tendo dúvida se foi ele mesmo o inventor, pelo menos era quem tinha a patente.
A máquina de lavar já fez parte da vida social, pois antes de chegar às casas foram criadas as famosas lavanderias americanas, onde a mulherada acabava se encontrando pra botar os assuntos em dia, e só em 1936 é que foram comercializadas em maior escala e acabou-se um delicioso ponto de encontro, onde eram até servidos cafés e biscoitinhos.
Fato é que as máquinas de lavar se tornaram grandes amigas das mulheres e há até as que lhes dão nomes, como não? Uma amiga de verdade tem que ter identidade própria.
Seja de abertura frontal (mais populares na Europa e Oriente Médio) ou superior (EUA, Austrália, Brasil e tb parte da Europa), não podemos prescindir delas mais.
A Brastemp lançou agora a lavadora e a  secadora, separadas, na cor cereja.

 Mais baratinhas ou muito caras,  junto com secadoras (tipo 2 em 1), seja lá que modelo e cor for, ela é presença indispensável nas casas. E pra quem pode, há o comando eletrônico ligado a uma rede de computadores que permite que se acompanhe ou comande pela Internet o seu funcionamento.
Como toda máquina, tem que ser bem usada, para uma boa durabilidade.
Excesso de sabão é prejudicial, pois força mais a bomba d'água, por causa da espuma, e ainda prejudica o meio ambiente pois polui a água.

A minha é de abertura frontal, acho que o sistema agride menos as roupas. É uma Eletrolux, que nem existe mais em linha.
Linda mesmo é esta LG. Um dia compro.
 Ou esta Brastemp, quem sabe?



(Todas as imagens Google. A primeira foto é de um modelo alemão)

23 comentários:

chica disse...

Se eu penso que quando tinha os 4 pequenos, não a tinha.

Depois, achava que fazia mais rápido que ela, pois sou bip,bip.rs...
Assim estraguei todas minhas mãos, lavando cedinho, antes de levar a criançada pra aula e ir ao escritório.Hoje, tenho certeza que esses ossos tortos são tudo daquela falta de cuidado de lá atrás...

Hoje, não vivo sem ela e achei linda a cereja, mas acho que enjoaria! Não sei! Espero nem pensar nisso, tão cedo, pois aqui, quando uma coisa começa a enguiçar, é UMA atrás da OUTRA! Que diacho!!


um beijo,tudo de bom,chica

Pandora disse...

Realmente ela é uma grande amiga! Pense numa coisa útil dentro de casa, especialmente nas casas de mulheres com muitos filhos ou que trabalham fora!!!

Maria Luiza disse...

É isso aí, jamais podemos nos prescindir delas, jamais! Embora quem quiser ter as roupas limpinhas há que se esfregar antes, mas já imaginou lavar e torcer lençóis? Cruz! Credo! Grande abraço!

Clara Lúcia disse...

Pra mim não existe invenção maior do que essa.... Odeio lavar roupas.... passo uma tonelada, mas lavar... affff... ninguém merece!

Beijos, Lúcia!
Ótimo fim de semana!

Lúcia Soares disse...

Adoro lavar, Clarinha. Odeio passar! rsrs Beijo e bom fim de semana tb.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Lucia, eu tb acho que ela é nossa grande aliada, ajudadora, nossa, nao consigo ver minha vida sem essa amiga.

Interessante o percurso da história da nossa amiga, rs.

Eu tenho uma onde programo a que horas ela deve lavar. É muito legal todo este progresso.

Bom fim de semana.

Bjao

Beth/Lilás disse...

Bom dia, Lucia!
Acho que você acertou em cheio, a máquina de lavar é mesmo uma grande amiga nossa, valeu a pena um post para homenageá-la.
Falando nisso, tenho roupa batida para botar na corda.
Tchauzinho, vou lá, porque ela ainda não coloca as roupas pra mim. hehe
bjs cariocas

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Lucia,
Foi, sem dúvida, um grande invenção.
As modernas, contudo, embora lindas, não são tão boas quanto aquelas "brastemps" antigas.
Tenho uma LG duas em uma (com secadora), digital, mas toda vez que a uso dou graças a Deus por não ter me desfeito da antiga secadora. A "bonita" ficou só para lavar.
Beijo.

Sílvia Gianni disse...

Oi Lúcia, a máquina de lavar, com certeza, foi uma grande invenção. Apesar das facilidades que ela trás minha mãe demorou a querer uma delas ela gostava e ainda gosta do tanquinho.
Às vezes ainda a pego, apesar dos seu 78 anos, usando o tal tanquinho para lavar as roupas mais pesada( edredons, cobertores, mantas, etc)ela aproveita o dia em que a faxineira vem aqui em casa para torcer e estender as roupas.É uma "velhinha danada"!
Parabéns pelo post. Beijos.

estela disse...

Pra mim foi a maior invencão,tem coisa melhor? Ela trabalha pra vc,
enquanto vc pode usar o seu tempo como quizer, e se falando de dona de casa tarefas é que não faltam. Eu ainda vou mais longe; coloco as roupas para lavar à noite enquanto
durmo "ela" trabalha.
bjs
Estela

lilly disse...

a minha maquina é o que posos chamar de amiga b
to aqui respondendo comenatrios do blog e ela la lavando tolhas
e é domingo mas ela nem reclamou!
bjs

Lúcia Soares disse...

Pois é, Lilly, esta é a parte boa dessa grande amiga: sempre calada, sujeita a nossos rompantes de donas de casa, e trabalhando a tempo e a hora, basta ligá-la! rsrs Mas quando protesta e "empaca", aí vemos o quanto precisamos dela! rsrs

Mauro S disse...

Oi Lúcia, não sabia, nunca tinha feito pesquisa sobre o assunto, mas a da LG é linda mesma, acho que todas as casas, maioria, tem estas máquinas, aqui em casa não se usa, mas já tivemos em outras épocas.

A internet é e não é perigosa, a gente tem que ter cuidado apenas, e com as pessoas de má intenção, e certos alertas, como o que postei, são válidos, mesmo que não para mim, porque não uso.
Aqui é prazer, amigos, e basta.
Obrigado pela visita!
Beijos, Mauro

Mauro S disse...

É verdade, acho um absurdo estragar com uma carreira como ele quis estragar, e além de ganharem uma nota, faltou respeito com as agremiações por onde andou, e a bola diminuiu muito.
Por isto, como torcedor, não quero vê-lo nem perto do Grêmio, nem usando mais a camisa, mesmo que numa campanha por algum feito, ou num jogo amistoso.
A torcida faz os clubes e o torcedor deve ser respeitado.
Gostando de vê-la no blog.
Beijos, Mauro

ML disse...

Lucinha: acabei de voltar pra casa, e já vou sair, então, comentando aqui rapidinho.

1º estou adorando ler seus comments - super obrigada.
2º já que usa baton, tenta começar a usa rímel. Daqui a pouco vira cesta básica. Abre o olhar (palavras da minha sobrinha que se especializou em maquiagem pra cinema).
3º se for trocar de máquina, a LG eu não "recomeindo": minha irmã tem uma, novinha, que vive dando "probrema", a assistência técnica diz que vai, mas não vai, a peça não chega, ela, pelo menos, não deu sorte.

bjnhssssssssssssssssssssssssssssss

ML disse...

Acabou aquela classificação de aparelho doméstico de cozinha e lavanderia de "linha branca": eu quero essa cereja!
Muito legal seu post, Lucia, não conhecia a história da nossa "amiga".

bjnhs

Brechique da Dodoca disse...

Oi, Lucia,
já nem tenho mais o que falar da nossa queridíssima e indispensável amiga, a sra Máquina de Lavar! rssssssssss Todos já a reverenciaram convenientemente!
É, que a a minha não dê siricutico tão cedo!
Bjsssssssssss, quérida!

Palavras Vagabundas disse...

Lucia,
achei graça nessa postagem, pois estou amando a minha lavadoura, ela está tentando limpar 4 meses de pó e barro, risos ... já imaginou eu ter que agora encarar um tanque!
beijos
Jussara
PS. Aposto que o cara só inventou a máquina pois não aguentava mais o mau humor da esposa em dia de tanque.

Valéria disse...

Oi Lúcia!
Costumo pensar muito nesta nobre pessoa que criou este abençoado utensílio. Não poderiam ter inventado coisa melhor.rsss
Digo que são meus grandes amigos, minha máquina de lavar e meu computador. A minha é esta da LG da foto, como moro em apartamento preciso de uma lava e seca para os dias mais difíceis. É uma maravilha, adoro!rsss
Beijinhos e uma linda semana!

Nina disse...

os alemaes tinham que estar entre os precursores, esses metidos :-) quero essa de cor berrante ai,lindona!

só lembro da epoca que nao tinhamos maquina la em casa, Deus, eu era a pior lavadeira que o mundo ja conheceu :-(

espero que a situacao ali embaixo, da postagem, tenha melhorado. Acho isso mt normal Lucia, a gente é humano e humano guarda certas magoas, vemos mt o aspecto que mais fortemente nos pegou, e é ele que permanece por um tempo... nao fica grilada. Releia o livro ;-)

sortei ele!!!!!!!!!!!

Bjs!

Teredecorando disse...

Nossa, eu fiquei aqui lembrando da felicidade da minha mãe quando ganhou uma máquina de lavar roupa. Ah!!! Que tranquilidade e alívio. Poder ter uma parceira assim!
Adorei a postagem.
Beijos mil

Misturação - Ana Karla disse...

Realmente Lúcia, essas belezinhas são grandes amigas e já não sei viver sem a minha. Ela adoeceu uma vez e quase pirei. kkkkk
Xeros

Isabel disse...

Lúcia, sem dúvida a melhor amiga das mulheres! Já imaginou a vida dura das mulheres que tinham que lavar toda a roupa no tanque, roupa de cama, tudo. Certamente, uma das melhores invenções do Homem.
Bjs