Um dia mais que feliz

                      (Clica que aumenta)         (Meus melhores presentes)
(Nos quadrinhos menores: Minha mãe, meu filho Erick, minha neta Letícia, minha filha Renata; os quadrinhos maiores: minha filha Fabiana, Estevão, Fabrício e Henrique, meu Arthur, (Estevão no dia em que nasceu), meu genro Ricardo, Fabrício e Henrique, minha nora Marcela, Samuel, que chega em agosto, e Erick). Sem eles nada sou. Agradeço a Deus, Jesus e Maria por minhas bençãos.)

 (O que estava na barriga agora tem quase 5 anos. O loirinho nem sonhava em nascer. Março 2017)

                                                               
                                                                 (A maior dificuldade é colocar os 6 juntos. Fev. 2017)
(Minha linda se foi em fev.2016, depois de 14 meses de um AVC. Aí, já perdida em si, numa tarde de sair para fazer um exame. Já não era mais nossa, o olhar vazio). 

Sábado, 28 de abril, foi dia do meu aniversário. Dia que para mim nunca foi especial, diferente, até que tive uma amiga que me mostrou a alegria de se fazer aniversário, ver  completar-se mais um ano de vida e outro se iniciar. Depois dela, que já se foi, aprendi a gostar do meu aniversário.
No dia em que nasci, minha irmã logo acima de mim completava 2 anos. Só quem compartilha data de aniversário sabe que nem sempre isso é uma coisa boa. A gente cresce, tem outros interesses, outros amigos e pode ser que não seja bom comemorar junto com outra pessoa.
Quando éramos crianças, depois adolescentes e adultas, não havia muita comemoração, não recebíamos amigos em casa, a data era passada somente entre nós da família. Depois que nos casamos, tivemos que comemorar juntas, senão como os parentes iam se dividir entre duas casas? ("comemorar juntas" quer dizer "estarmos juntas", mas sempre fui convidada dela, não repartíamos os custos...rsrsr Folgada, eu, heim?!) Mas não me lembro de como fazíamos, se era todo ano, sei lá, pois realmente não ligava para a data ser comemorada, só o que sempre me importou foi estar junto dos filhos e marido. O que sei é que muitas vezes não quis ir em casa de minha irmã, os parentes iam e eu saía com marido e filhos, jantava e voltávamos pra casa. 
Coisas de Lúcia, que não têm muita explicação. 
Quando fiz 50 anos, meus filhos me fizeram uma festa surpresa, em casa mesmo e gostei de comemorar. 
Depois, aos 55 anos (preciso mesmo ir falando a idade?  rsrs), resolvi comemorar em casa também, festa simples, só pra família e amigos muito chegados, mas bem planejada. 
Ainda tinha a minha amiga Eneida, que era minha companheira de serviço, ela chefe da Tesouraria e eu "alocada" na sala dela, mas trabalhando noutra área. Chamava-a de minha chefe pois a sala era dela. Fizemos uma linda parceria, uma amizade forte e sincera. Ela era alguns anos mais velha que eu, já avó, eu ainda com meus filhos pré-adolescentes. 
Ela era de abril também , dia 11, e morreu num dia 18 de abril, alguns anos depois que já estava aposentada e eu já não trabalhava mais com ela. 18 de abril é aniversário da minha Renata, íamos comemorar em um restaurante, tive que ir, mas meu coração chorava a perda dela com uma dor que não cabia em mim. 
Com Eneida aprendi que vida é comemoração. É alegria. É benção. Com Eneida aprendi a olhar para o céu. Ela dizia que o azul do céu de abril era o mais bonito do ano. 
Hoje aprendi a valorizar o meu aniversário e digo que é o único dia meu, não gosto de comemorar dia das Mães, dia da Sogra, Dia da Avó, dia disso e daquilo, por que o único dia realmente meu é o dia em que nasci. (Aliás, dia 28 de abril é também o Dia da Sogra e a véspera, 27, o Dia da Empregada Doméstica, sabiam?).
Obrigada a todos vocês que me abraçaram através de mensagens no Facebook, foram tantas que nem sei, espero ter respondido a todos, vou reler uma por uma pra saber se o fiz e se não recebeu o meu "O B R I G A D A" , aceite-o aqui agora.
(Este post é dedicado à querida ML, que "me cobrou" um. Beijo, Mônica).

22 comentários:

Telma Maciel disse...

Olá! Estamos promovendo um piquenique em BH no dia 06 de maio, próximo domingo. Veja aqui: http://emcasanova.blogspot.com.br/2012/03/1-piquenique-das-blogueiras-em-bh.html
Para maiores informações, mande um email para mim: Maciel.telma@gmail.com
Um beijo!

chica disse...

Parabéns, ainda que atrasadinha! Mas desejar felicidades vale a toda hora!

Lindas fotos e momentos.São maravilhosos mesmo!!! beijos,tudo de bom e que TEU NOVO ANO seja o que desejares! chica

Lu Souza Brito disse...

Lucia, bom dia!!!
Você aceita um 'abraço' atrasado? Rsrsrs. Parabéns! A familia, com todos os seus desafios, é mesmo uma grande benção. Espero que aproveitado bem seu dia, com muita alegria e carinho. Hoje em dia eu também gosto de comemorar...e este ano que entro nos 30 (ai Jesus), pretendo fazer uma festinha bem gostosa com todos meus 'chegados'. A vida é uma grande benção e agradeço a Deus a oportunidade de ainda estar aqui - e por isso comemoro.
Beijão
Lu

Celia disse...

Lucia querida, cheguei atrasada mas...quero que saiba que lhe desejo muitas felicidades pra vc.
Eu sempre adorei o dia do meu aniversario. É um dia que nada me faz ficar triste ou aborrecida. Curto mesmo. Que bom que sua amiga passou isso tambem pra vc.
Sua familia é muito linda Lucia. Um abracao.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Lúcia,
Sempre tive esse pensamento : aniversários devem ser comemorados, ainda que entre duas ou três pessoas. Basta um pequeno bolo, ou outro prato especial, feito para marcar a data.
Data que é muito importante, pois marca mais um ano de vida, e sempre temos o que festejar.
Mais uma vez, um novo ano muito feliz.
Beijo.

Brechique da Dodoca disse...

Que família pra lá de bonita, sô! Isto é que é presente de aniversário: mais pra quê?
Mais uma vez parabéns pela data e, depois dessas fotos, parabéns pela bela família!
Bjsssssssssssss, quérida!

Valéria disse...

Oi Lúcia!
Que família bonita a sua!
Hoje acredito que comemorar este dia é importante, é dar valor a vida. Quando fiz 50 anos senti muita vontade de comemorar, mas na ocasião não deu, mas ano passado e este ano comemorei e assim espero fazer nos anos seguintes. A vida está aí e temos que agradecer comemorando o ínicio de novas fases. Felicidades sempre!
Beijinhos e uma semana abençoada!

Élys disse...

Apesar de atrasado quero desejar-lhe muitas felicidades. Parabens!

Nina disse...

Ah gracas Eneida!!!!!

Nossa, Lu, tem que comemorar mesmo, a vida é tudo isso aí que vc falou mt bem.
Meu marido fez tbm niver esses dias e disse pra mim filha que chega uma idade em que o aniversariante nem gosta mt mais de comemorar o seu proprio aniversario, mas de comemorar o niver dos outros, eu discordo totalmente, adoro fazer aniversario, saio falando pra todo mundo que encontro na rua, nem preciso conhecer.

Qd era pequena nao tinha isso de comemorar, e nao me sentia importante pra ninguem, entao nunca quis comemoar, hj gosto.

A gente merece!
Feliz aniversario Lu, assim como vc falou lá comigo, nunca é tarde pra se desejar coisas boas, nao é?

Tudo de bom na nova idade querida!

Calu Barros disse...

Uma família linda, uma avó amorosa, conjunto perfeito de alegria e comemoração pra todos os aniversários,Lucia.
Parabéns, saúde e muitas bençãos pra ti e o teus.Felicidades!!
A Eneida fez uma linda ação.
Òtimo feriado,
Bjos,
Calu

Maria Luiza disse...

Lúcia, parabéns pelo seu aniversário um dia após o da minha mãe que faria 81 anos. Todas as bênçãos de Deus na sua vida e na da sua família. Comemorou em grande estilo Gostei de ler e ver tanta dedicação! Tenha um ótimo feriado e colocarei seu novo blog para seguir. Beijos!

ML disse...

Querida: mega feliz por vc ter aceitado a sugestão... Como sempre, sabia que ia brotar info muito boa - A-Do-Ro!
Obrigada por nos brindar com este post 100% LINDO (marca registrada sua)!

Curto mais o aniversário dos outros do que o meu.
Porque nosso aniversário é muito importante pra quem gosta mesmo da gente, nossos queridos ficam felizes pq a gente está ao lado deles mais um ano...
Então, celebremos por estar ao lado, mais 1 vez, de quem nos ama TANTO! Nossos amores merecem!
Então... "PRÁ LÚCIA TUDO OU NADA? TUDO! ENTÃO, COMO É QUE É? É BIG, É BIG..."

BJNHSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

ML disse...

Honradíssima pelo post. Como disseram os poetas mineiros, "Amigo é coisa pra se guardar..."

bjnsssssssssssssssssssssssssss

PS: seu blog é senso e sensibilidade (vc?)

Beth/Lilás disse...

Querida Lúcia!
Pois eu já me justifiquei da ausência, espero que tenha lido meu email de desculpas ontem.
O que é certo é que desejo parabéns a você, que Deus lhe dê muitos anos de vida, com saúde principalmente, com o amor de sua família e dos amigos à sua volta.
E eu vejo sempre que as pessoas que passam por nossas vidas e deixam marcas assim importantes, como sua amiga Eneida, são verdadeiramente grandes amigos que recebemos de presente nesta vida.
Comemorar nosso aniversário é uma coisa mesmo muito importante, pois eu sempre disse isto, que a data mais importante de todas é o dia de nosso aniversário.
Pra você, meu abraço apertado e sempre amigo de alguém que já te conhece há tanto tempo que parece até que já nos vimos pessoalmente.
Um beijo e um abraço, cariocas, claro.

Aleska Lemos disse...

Parabéns atrasado! Eu gosto de fazer aniversários, mas acho que não curto fazer festas ou comemorações. Sempre ficamos mais gordas rsss. Acho que vou passar a ver esse dia como apenas meu. Vou à uma igreja ou a algum lugar santo agradecer por mais algum ano de vida rsss. Beijos!

Beth/Lilás disse...

Lúcia,
Não sei o que está havendo, mas tento me adicionar no seu roll de amigos e não entra o meu perfil do Mãe Gaia.
Vou tentar mais tarde ou amanhã, quem sabe entro.
beijinhos

Caca disse...

Oi, Lúcia. Primeiramente meus parabéns sinceros e desejos de muita saúde e alegrias entre toda a sua família. Em segundo lugar, obrigado pelas gentis visitas durante a minha prolongada ausência.

Olhe, esse negócio de aniversário é meio problemático para mim até hoje. Minha família é muito grande. Éramos, até o ano passado, 9 irmãos (a famosa escadinha) e não havia recursos para ficar festejando quando crianças . Se levar em conta o meu pai e minha mãe, praticamente seria uma festa por mês. Então, acostumei-me a não comemorar e agora que vou fazer 50 (este ano) querem me fazer um festão. Só que a minha filha mais nova vai fazer 15 quase junto comigo e eu vou ter que escolher entre os dois gastos. Claro que vou priorizar a festa dela e vou deixar o "festão para os 60.rsrs.

Abração, minha querida, paz e bem.

Cláudia Marques disse...

Lúcia, se bem que já passaram uns dias, acho que aindo venho a tempo de lhe dar parabéns, e de lhe desejar mais um ano de felicidades com a sua linda família. Não sabia que vc tinha 3 filhos, e todos muito lindos! :) E mais um netinho a caminho... Curta bem tudo isso e o amor de todos eles, sempre com saúde e alegria.
Bjs

Luma Rosa disse...

Você não gostava de festejar porque dividia espaço com sua irmã. Não gostei de debutar por causa disso, ter que dividir a minha festa com mais 14 meninas, mas foi uma vez e imagino que a vida toda, não deve ser legal. Ainda bem que aos 50 anos você decretou maioridade! (rs*).
Te dei os parabéns no fb e dou novamente, acompanhado de um grande abraço de quebrar costelas! Que você continue mutante!! Ah, quero até ver você ir no piquenique ⎝⏠⏝⏠⎠ Beijus,

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Oi Lucia, eu já passei antes e deixei meus votos, pois estávamos fazendo uns dias de nao fazer nada.

Me lembro uma vez que vc fez um post sobre a Eneida, falando da amizade de vcs duas e o qto vc sentiu a perda.

Mas olha que coisa linda ela te deixou como heranca: Comemorar o teu aniversário.

Isso sim é um aprendizado. Saber viver e valorizar a vida, nem todos conseguem.

Um grande abraco e muita saúde para vc curtir a vida em família.

Sonia Guzzi disse...

Tenha uma longa e linda vida.
Gde abraço, em divina amizade.
Sonia Guzzi

sheyla xavier disse...

Luciaaaa, parabéns atrasado, vale???
Tudo de bom e muita coisa boa agora e sempre!!Felicidades!Família linda vc tem! Eu sempre adorei comemorar meu niver, coisas de aquarianas narcistas.
É , a autora (Fernanda), nunca me respondeu. Uma pena, mas, pelo menos, fizemos nossa parte.
Beijos, querida e um excelente fim de semana com os seus.
Sheyla.