Uni duni trê!

Peguei essa foto, absolutamente sensacional, no blog dbstudio, da Mônica. 
E ela está enfeitando o post  porque resolvi escolher, aleatoriamente, a foto que mais me chamasse a atenção, nos meus arquivos.
Cada um vai vê-la da sua maneira, embora só quem clicou e montou sabe o real sentido.
Porque cada um vai enxergá-la como quer.

Lembrei-me do "uni dune trê" e fui procurar o significado.
São versos recitados para entreter, acalmar e divertir crianças. Servem para escolher quem vai iniciar um jogo ou os que vão tomar parte dele. 
O escolhido sempre é o melhor ou o que queremos ferrar?
Brincadeira de criança tem muita lógica. Basta dizer que quem a cria é sempre um adulto.
Os versos do Uni duni tê são uma parlenda.
                                           Uni, duni, trê, salamê, minguê,
                                            o sorvete colorê, uni, duni, trê.
 As parlendas fazem parte do nosso folclore e em Portugal são conhecidas como cantilenas ou lenga-lengas.
Por aqui falamos em cantilena quando estamos choramingando, falando sem parar, pedindo ou repetindo alguma coisa. Quem nunca ouviu: "Para com essa cantilena e vai estudar!" (por ex.).
Ou: "Não vem com essa lenga-lenga, já estou farta de ouvir isso!" Aposto que você já ouviu também, heim? 
Vou continuar procurando a quem escolher. "O escolhido foi...você!".

Enquanto tentam (me) entender, visitem o blog da Mônica, basta clicar no nome dbstudio lá em cima.
Pelo menos uma vez por semana quero indicar um blog, não só para ampliar as possibilidades de se conhecer gente e blog de qualidade, quanto para homenagear mesmo a(o) blogueira(o). E pretendo tirar do blog focalizado a foto que me inspirará, como fiz hoje.

16 comentários:

ML disse...

Que fofo, Lucia, muito obrigada, Querida!
Essa foto é linda mesmo, a técnica por traz dela é um absurdo!
E seu texto está - como sempre - um luxo.
Nunca tinha ouvido falar em "parlenda" ( = lenga lenga ).

bjnhs e ótimo final de semana!

Bombom disse...

Já tinha visto essa foto que está fantástica. Os truques que as novas tecnologias permitem são imensos!
Quando olho de repente, parece-me um pudim de gelatina de morango a cair, he,he!
Não sabia que aí no Brasil se chamava paralendas às lenga-lengas.
O teu "Uni duni trê" fez-me lembrar uma lenga-lenga que a minha avó me ensinou, era eu pequenina e ainda não andava na escola. Teria uns 4 ou 5 anos. Era assim:Para cada dedo das mãos, ia-se contando Una, duna, tena catena, catanau, pimpim, carapau, carapés, conta bem, que são dez! E dava a conta certa para os dez dedos das mãos. Nós achávamos imensa piada! Garotices! Mas fizeste-me saudades desse tempo. Bjs. Bombom

Valéria disse...

Oi Lúcia!
Muito legal sua iniciativa e esta imagem é mesmo sensacional!
Eita que estas brincadeiras eram muito interessantes, quanta magia havia por trás destas cantigas ou lenga-lenga. Realmente foi uma época muito lúdica e pena que as crianças de hoje não vivam esta fantasia.
Beijinhos e um fds de alegrias!

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

uma bela fotografia essa que escolhes-te para começar vou lá conhecer o blog!
bom sábado!

VIVIAN!!! disse...

Sentindo falta de seus comentários lá no meu pequeno cantinho....Tô carente!!!
Adoro ler o seu blog, voçe tem muitas idéias boas!!
Quando li a postagem lembrei das brincadeiras que eu e minhas irmâs brincavamos, sempre tinha o Uni Duni..hj cada uma mora em uma cidade diferente.
Saudades da infância.
Bjs, lindo fds!!!

Sandra disse...

Gostei muito do seu blog. Tirei um tempo para visitar e fazer novas amizades.
Carinhosamente,
Sandra

ONG ALERTA disse...

Que comecem os jogos...linda foto do copo.
Beijo Lisette.

Clara Lúcia disse...

Desde sempre, sem perceber, já fazemos escolhas. Nem sempre temos capacidade pra escolher o melhor pra gente.
Qtas e qtas vezes já desfolhei uma margarida ou brinquei do escolhido foi você. Mas na hora da verdade, o escolhido não foi você....
coisas da vida...

Ótimo domingo, Lúcia
Beijos

pensandoemfamilia disse...

Oi Lúcia
Muito interessante a sua idéia e como a apresentou a nós, seus amigos e leitores. A imagem é fantástica.
Obrigada pela visita na minha participação na B.C Amor em pedaçõs.
Bom domingo.

Bia Jubiart disse...

Lúcia,

Ganhaste uma amiga sem medida, adoro ler seus comentários...

Beijooooooooooo

Calu Barros disse...

Lúcia,
que ideia boa!Espalhar mais as correntes do bem pela blogosfera.
Irei visitar a Monica.Adorei a foto.Aprecio demais montagens geniais como esta. Gostaria de aprender como se faz.
Obrigada pelo carinho presente lá no Fractais.
Estarei tbém por aqui.
Bjkas,
Calu

chica disse...

Muito legal.,Lucia!E que foto!!! Sensacional! uma linda semana( (enquanto os outros dormem, não consegui mais, pois logo cedi essa manhã de segunda, será triste, com a despedida...mas valeu!Aproveitamos bem os dias com eles)beijos,chica

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Lucia, vou lá conhecê-la.

Vc me fez voltar a minha infancia com este Uni duni trê...

Adorei!!!


E a foto, nossa! Maravilhosa, vc tem toda razao.

Boa semana


Bjao

A disse...

Hola Lucia!

Que foto boa! Eu dei asas a imaginação e imaginei uma mesa (o vinho) com quatro cadeiras. :)

Bjus
T

Agora Somos Tres disse...

A disse...
Hola Lucia!

Que foto boa! Eu dei asas a imaginação e imaginei uma mesa (o vinho) com quatro cadeiras. :)

Bjus
T

Rachel disse...

Adorei a foto Lucia, e o texto como sempre intrigante, não pude deixar de pensar...salamê minguê...rs!
Bjuss!!!