Há uma variedade de informações sobre como surgiu a máquina de lavar roupas. Portanto, poupo vocês de tanta história, nem é tão importante saber como nem quem inventou-a. Seria bem interessante que tivesse sido uma mulher, mas foi um homem.
Talvez por uma mulher lhe ter dado a ideia. Ou por ver como as mulheres tinham trabalho com a lavação de roupas, ainda mais se a família fosse grande. Ou porque a mulher dele falava tanto em sua cabeça que ele resolveu inventar uma. O fato é que há muito se tentava criar um tipo de lavadora que não fosse manual, como as primeiras.
Só com a revolução industrial é que se chegou ao motor para movê-la, já no século XX.
Segundo a Wikipédia, desde 1691 havia alguém tentando criar um modelo, primeiramente eram todos da Inglaterra, mas foi um americano que finalmente colocou-a no mercado, já em 1906, e mesmo se tendo dúvida se foi ele mesmo o inventor, pelo menos era quem tinha a patente.
A máquina de lavar já fez parte da vida social, pois antes de chegar às casas foram criadas as famosas lavanderias americanas, onde a mulherada acabava se encontrando pra botar os assuntos em dia, e só em 1936 é que foram comercializadas em maior escala e acabou-se um delicioso ponto de encontro, onde eram até servidos cafés e biscoitinhos.
Fato é que as máquinas de lavar se tornaram grandes amigas das mulheres e há até as que lhes dão nomes, como não? Uma amiga de verdade tem que ter identidade própria.
Seja de abertura frontal (mais populares na Europa e Oriente Médio) ou superior (EUA, Austrália, Brasil e tb parte da Europa), não podemos prescindir delas mais.
A Brastemp lançou agora a lavadora e a secadora, separadas, na cor cereja.Mais baratinhas ou muito caras, junto com secadoras (tipo 2 em 1), seja lá que modelo e cor for, ela é presença indispensável nas casas. E pra quem pode, há o comando eletrônico ligado a uma rede de computadores que permite que se acompanhe ou comande pela Internet o seu funcionamento.
Como toda máquina, tem que ser bem usada, para uma boa durabilidade.
Excesso de sabão é prejudicial, pois força mais a bomba d'água, por causa da espuma, e ainda prejudica o meio ambiente pois polui a água.
A minha é de abertura frontal, acho que o sistema agride menos as roupas. É uma Eletrolux, que nem existe mais em linha.
Linda mesmo é esta LG. Um dia compro.
Ou esta Brastemp, quem sabe? (Todas as imagens Google. A primeira foto é de um modelo alemão)
