Interação de Natal/ O numinoso em mim

O termo Numinoso foi cunhado pelo teólogo e filósofo da religião Rudolf Otto (1869 - 1937) para designar aquele elemento místico e transcendental que é encontrado em todas as religiões constituindo-se no seu mais íntimo do seu cerne, sem o qual, afirmava Otto não haveria religião.

Numinoso é o estado de vivência que possuímos acerca de questões sobrenaturais, geralmente sagradas, transcendentais ou de divindade, comportando-se e sendo influenciado por essas questões.
Sinônimos: misterioso, sagrado, sobrenatural.




Não sei se entendi bem o que pode ser "o numinoso em mim", proposta da Rosélia para a interação entre os blogs, nesta época do Natal.
Creio que pode ser a minha crença a respeito de questões que envolvam a religiosidade, não como religião, mas como método de vida. Quando cremos, por menos que entendamos racionalmente, sabemos que há Alguém (e muitos, além Dele) que vela por nós e nos acompanha pela vida afora.
Acreditar ou não é muito pessoal e a crença não envolve racionalidade: "eis o mistério da fé".
E quem crê o faz simplesmente porque acreditar é se entregar, é se envolver completamente, e para isso não é preciso fanatismo, aliás, é totalmente dispensável.
O numinoso que me envolve certamente faz de mim alguém melhor.
Quando estou desanimada, triste, jamais perco a esperança de dias melhores, porque sei que há Alguém que está comigo, amparando-me e me reanimando.
Acreditar, quando não vemos, não é fácil.
Entender que somos, sim, parte de um universo que transcende qualquer compreensão, facilita tudo.
O numinoso age em mim lindamente, porque não preciso ver para crer.
Se ninguém tem respostas, não é melhor acreditar? Que mal faz? Ao contrário, a fé só nos faz bem.
O importante é levarmos com calma e consciência a nossa fé, sem querer impor. 
Agir para mostrar o poder de crer é muito mais eficaz do que simplesmente falar.
O que eu faço repercute muito mais do que o que eu falo, embora a fala seja mais compreendida. Sem que com isso seja entendida, necessariamente.
O numinoso  em mim me faz acreditar que cada dia é um milagre em si.
Que só somos completos quando aquecemos o coração com as pessoas certas, as ações certas, os pensamentos elevados para o bem de quem está a nossa volta.

Que Jesus renasça a cada dia em nossos corações e seja parte de nossas vidas, não apenas numa data (falsa) do ano. 
Que realizemos o milagre do natal (nascimento) todos os dias, nos doando, confraternizando, amparando, repartindo.
Feliz Natal!



9 comentários:

Meus rabiscos disse...

Oi tudo bem com vc?
Amei seu post,achei muito importante,pois até ontem desconhecia esse tema Luminoso,e como fui convidada a participar da interação com a blogueira Rosélia aí sim fiquei conhecendo esse nome,mas apesar de de ter aceito eu ñ sabia o que significava,fiz um texto que me foi inspirado por Deus,postei e só agora estou sabendo graças a vc o que significa Luminoso.
Bjsss e mais uma vez obrigada e parabéns pelo post!

Gracita disse...

Oi Lúcia
Crer no que vemos é o maior sentido da nossa fé
E essa certeza de que existe alguém maior na imensidão do universo que tem o melhor para nós que trancende em bondade, sabedoria e amor
Lindo o seu texto. E pelas suas palavras muito espiritualizada
Parabéns pela belíssima participação
Desejo que a caixa de presente que você receber venha cheiinha de
Ternura, compreensão, bondade, esperança, fé, perdão, paz e muito amor
Um natal feliz e um ano novo pleno de êxitos
Um beijinho

pensandoemfamilia disse...

Também participando e considerando difícil falar sobre esta temática, assim me guiei por responder a algumas das perguntas que Rosélia nos propôs. Gostei como desenvolveu o seu post.
Desejo que o espírito natalino permaneça em nossos corações todos os dias.
Feliz Natal.

Maria Luiza disse...

Lúcia, que gabarito! Estou encantada com seu primor e fiz a mesma pesquisa sobre Otto para melhor entender. Agarrei-me na "Oração da Manhã" de Ignacio Larranãga, para desenvolver esse tema! Grande abraço, querida Lucia!

Roselia Bezerra disse...

"Das alturas orvalhem os céus,
E as nuvens que chovam justiça,
Que a terra se abra ao amor
E germine o Deus Salvador "

Minha amiga Lúcia
Fui lendo, absorvendo cada linha... até me extasiar do Numinoso que arde em si...
Tive um problema com o computador... fiquei sem net 3 dias em plena Interação de Natal...
Depois, senti que isso seria uma Inspiração para eu comentar só no final, hoje ... e assim o faço, com toda calma e gratidão do mundo.
Percebi, nitidamente, que deveria ficar no Silêncio de Maria...
Me emocionei com cada postagem... com a sua não poderia ser diferente...

Não fiques aterrorizado diante deles, pois Iahweh teu Deus, que habita em teu meio, é Deus Grande e Terrível. (Deuteronômio 7,21)

Da sua postagem, em especial, recorto:
Sua segurança e confiança no Senhor... que bonito ser assim e receber esta grande graça!
Mistério da Fé... grandiosa realidade que vc encontra para explicar afetivamente sua relação com o Numinoso tão presente em seu ser... com tamanha força.... resplandece cheio de viço e a gente percebe com clareza... parabéns pelo respeito que tem pelo Sagrado que é sempre um grande Mistério para todos nós!

Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.
E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar!
Gênesis 28,16-17

Fique na paz, querida e tenha um santo e abençoado Natal do Menino Deus!
Bjm festivo de gratidão por tudo e sempre.

P.S. Amanhã, saem as ressonâncias da nossa VI Interação Fraterna de Natal... espero vc por lá...

Toninho disse...

Olá Lucia muito boa e bela sua participação nesta festa.
Creio que seja assim no mistério da fé.
Linda seja esta semana com com paz e Um Feliz Natal para todos voces.
Meu terno abraço mineiro de flor.

Lucinalva disse...

Olá Lúcia Soares

Ótima reflexão. Natal é Cristo em nós, Ele é alegria completa. A minha irmã também se chama Lúcia Soares e ela é blogueira também. Desejo um feliz natal e um novo ano cheio das bençãos de Deus. Um forte abraço.

Socorro Melo disse...


Oi, Lucia! Feliz Natal!

O mistério do numinoso em nós torna nossas vidas bem mais significantes, e é importante ter a consciência de que a vida ultrapassa nosso modesto conhecimento, e que a fé nos torna grandes e transcendentes. Penso como você. É tão bom acreditar que não estamos sozinhos e que no fim de tudo seremos envolvidos por essa luz que nos guia.

Paz e bem!
Socorro Melo

Maria Glória disse...

Lúcia, feliz ano novo, 2016 feliz para você e família, com votos de serenidade, saúde e felicidade.
Um beijo acompanhado de um forte abraço.