São moças bonitas, faceiras, bem maquiadas, algumas com pulseiras e colares, lindos turbantes. A pintura das blusas, sempre decotadas, destacando o busto, é sempre colorida e pouco se encontra uma namoradeira branca.
As namoradeiras, dos tempos coloniais, não eram as sinhazinhas, mas as mucamas, que ficavam na janela para verem os moços passarem, ou simplesmente para darem conta das novidades.
Esta é uma versão mais moderna, me parece.O detalhe do lenço na testa indica isto.
Há variados modelos, cada uma mais bonita que a outra e com seus detalhes particulares, dependendo das ideias do artesão.
"Namorei" uma, em Ouro Preto, mas não a comprei e sonhei com ela por muitos anos.
Neste Natal, ganhei da Fabiana a minha namoradeira, encontrada em Pirenópolis, Goiás.
Em vez da blusa pintada, um lindo bustiê em chita.
O detalhe dos brincos,os colares, as unhas francesinhas e os cílios naturais são um charme a mais.
Aqui em BH se vê alguma janela ou varanda com uma namoradeira, o que às vezes confunde o passante, que pode achar que é mesmo alguém na janela. Já ouvi caso de gente que conversou com uma, como se fosse uma pessoa, já que a boneca estava num terraço e o moço, cá de baixo, fez uma pergunta e como não obteve resposta, saiu xingando a namoradeira de mal-educada.
A namoradeira faz parte da cultura mineira, um "ranço" do período colonial, que não dava à mulher o direito de sair à rua, a não ser para ir à igreja. Segundo li,há a versão de que as bonecas representavam as mucamas que ficavam na janela, indicando aos passantes que naquela casa tinha moças casadoiras, já que as sinhazinhas não podiam ficar à vista. Prefiro pensar que eram as meninas que, livres dos trabalhos domésticos, podiam ficar um pouco nas varandas, apreciando o movimento e sendo apreciadas por algum mancebo apaixonado.
Apaixonada pela minha namoradeira.
(Esta é a minha namoradeira. A outras peguei no Google)
E agora tenho minhas namoradeiras de carne e osso. Fotos gentilmente cedidas por algumas de minhas amigas. Você tem uma foto assim? Manda pra mim e coloco aqui.
Beth, em Ouro Preto, 2009. (Blog http://supremamaegaia.blogspot.com.br)

Luciene, em Vitória, 2014 (Blog http://lichiadoce.blogspot.com.br)
E a Rosélia, do blog http://www.idade-espiritual.com.br/ vem chegando, com sua linda foto. (08/02/14)
E a Ana Karla veio, lá de Olinda. (09/02/14). Blog: http://misturao.blogspot.com.br/
A Teresinha "namorou" lá em Arraial d'Ajuda (Foto enviada em 09/02/14)
Blog:http://democratizacaodamoda.blogspot.com.br
E a Luisa, uma linda mineirinha, filha da minha amiga Priscilla, que fez pose junto à namoradeira da janela. Diamantina - MG - Março 2014
E a Kellen, do blog http://www.trilhamarupiara.com.br me dá a honra de estar aqui, no meio de lindas namoradeiras. Porto Seguro/2007 As namoradeiras não são famosas apenas em MG, mas no Brasil todo.
Fevereiro de 2017. Dani e Anninha. Sobrinha e sobrinha-neta. Mãe e filha. Num cantinho chamado Caminhos da Serra, em Piedade do Paraopeba, MG.Lá de Porto Seguro recebi as imagens de namoradeiras lindas, que a Norma Emiliano viu e lembrou-se de fotografar para mim. Lindas, negras como as asas de uma graúna, bonitas e sensuais.
(Em 20/07/2015)
